Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /var/www/html/app/webroot/news/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/html/app/webroot/news/wp-includes/plugin.php on line 579
2

Profissão Secretária: dedicação e comprometimento com o trabalho

No Brasil, comemora-se oficialmente o Dia da Secretária em 30 de setembro; data que, em 1985, o exercício da profissão foi regulamentado pela Lei. Mas afinal, qual o significado dessa função, executada principalmente por mulheres?

As atividades diárias de uma secretária em consultórios médicos, odontológicos ou veterinários são muitas. Organizar agendas, receber os pacientes e manter objetos limpos e higienizados, são apenas algumas das responsabilidades que fazem parte da rotina dessa profissão antiga e muito requisitada por profissionais de diversas áreas e especialidades.

Trabalho e amizade

Dra. Ana Paula Cunha Leite

Cuidado, atenção e agilidade. Assim Alessandra Dias, secretária de uma clínica odontológica em Rio Claro, define as principais características de seu trabalho no consultório da Cirurgiã Dentista Ana Paula Cunha Leite. E lá se vão 12 anos juntas. “Passamos da fase patroa e secretária e nos tornamos amigas, com isso o ambiente de trabalho ficou mais agradável”, diz. “Sem dúvida, a Alessandra é a base para que tenhamos sucesso no consultório. Além de secretária, somos companheiras sempre preservando um ótimo relacionamento de respeito e amizade”, diz a Dra. Ana Paula.

Organização e disponibilidade

Dra Estefania BX

A Clínica Maestre Saúde em Rio Claro é equipada com aparelhos modernos e de última geração. Mas um fator super importante para o seu sucesso, sem dúvida é o trabalho realizado pela secretária Vivian Miotto. “O papel da secretária é fundamental numa clínica. Além do trabalho de agendamentos e organização, é ela quem faz o primeiro contato com o paciente, fazendo-o se sentir especial e acolhido”, afirma Estefânia de Mattos Ré – cirurgiã dentista e dona da clínica.

Sem dúvida, a função da secretária passa a ser de um facilitador, colocando-se sempre à disposição do paciente. “Ouvir, acolher, conhecer pessoas novas e diferentes é um presente que temos nessa profissão”, diz – Vivian, que possui uma colega de trabalho que complementa sua função, a técnica em saúde bucal Silvia Almeida Costa, que define: “ser secretária é viver uma parceria envolvendo dedicação, eficiência e lealdade”.

Duas profissionais que se completam

Dra. Karen Tenório e secretárias bx

Saindo de Rio Claro, rumo ao bairro do Tatuapé, em São Paulo, encontramos igualmente dentistas muito felizes e satisfeitos com a atuação de suas secretárias. Na Clínica Odontologia Aplicada, a Dra. Karen Tenório e Dr. Leandro Lécio, possuem “braços direitos” como mesmo definem, pois classificam como excelente o trabalho realizado por suas secretárias Andressa Ferreira Dias e Mariane Furtado.
“A Andressa é muito calma, concentrada e doce. Trabalha conosco há cinco anos. Ela é responsável por grande parte do processo administrativo e organização dos prontuários, exames, consultas dos pacientes, recebimentos presenciais e pelas cobranças. Sempre mantém a calma e consegue trabalhar em seu ritmo. Já a Mariane, que trabalha conosco há quatro anos, durante os atendimentos clínicos, realiza o preparo do paciente para o atendimento, bem como todo processo de higienização da sala antes e após cada consulta. No período de pandemia, temos exigido ainda mais dela, pela necessidade de redobrar a atenção e os cuidados com cada paciente e ela cumpre rigorosamente tudo que é exigido”, conta a Dra. Karen.

Trio da atenção e dedicação

Dr. André Corôa e Dr. Marcos Jábali 2 bx

Voltando para Rio Claro, fomos conhecer o trabalho realizado pela Clínica AC Corôa Serviços Médicos, que possui um trio de secretárias que atua em uma sincronia de admirar. “Nós temos o privilégio de ter uma equipe de profissionais que, além de nos apoiar no dia a dia com nossas agendas, cirurgias e atendimentos, atende e acolhe nossos pacientes com dedicação e presteza”, diz o Dr. André Corôa – Médico Ginecologista/Especialista em Endoscopia ginecológica/Mastologista.

Trabalhando com dedicação, as profissionais contam que têm consciência do importante papel que desempenham. “Somos parte de uma equipe que trabalha para apoiar os médicos em suas agendas e urgências e também no atendimento aos pacientes em suas necessidades, sempre com empenho e atenção”, afirmam Laura Rodrigues, Daniela Quilici e Luana Kapp, secretárias da Clínica AC Corôa Serviços Médicos. “Somos gratos por tê-las em nossa equipe”, complementa o Dr. Marcos Jábali – Médico Cirurgião Vascular e Angiologista

 

Experiência e responsabilidade

Dr. Ronaldo 2 bx

“Parceiras!” Assim o Dr. Ronaldo Martins – Médico Gastroenterologista e Proctologista, define suas secretárias Sonia Aparecida de Lima e Keulla Mariana Lopes de Arruda Notaro, que há mais de 20 anos trabalham na mesma função. “As secretárias são o espelho do consultório, pois são as primeiras que acolhem os pacientes com bom humor e seriedade para ajudá-los em suas necessidades”, diz. “Vejo os pacientes como se fossem meus parentes; alguns choram, contam seus segredos, desabafos, rimos também. Criamos laços de amizade e confiança. Sabe aquela coisa de se colocar no lugar do outro? Faço isso. Quantas vezes chorei ao saber que um paciente faleceu ou por notar que sua luta pela vida seria grande? Já perdi as contas de quantas situações semelhantes já vivi”, conta Keulla. “Posso dizer que cada dia que saio de casa para o trabalho é um dia diferente, novos pacientes com suas patologias, as vezes brandas e muitas vezes mais graves, e temos sempre que ter uma palavra de apoio, com a consciência de podermos auxiliar, orientar e dar nosso melhor para o ser humano, e isso para mim é gratificante. Estou com Dr. Ronaldo secretariando há 37 anos e tenho como companheira de trabalho a Keulla que está conosco há 22 anos, somos uma equipe que está dando certo”, diz Sonia.

Recebendo os bichinhos

Dr. Daniel Cristo e Secretária Maria Caroline de Matos bx

Indo para o litoral, na cidade de Ubatuba, conversamos com o médico veterinário Daniel Cristo, da Clínica Itaguá. Ele conta que o dia a dia é muito corrido e lá não existe rotina, por isso exercer a função de secretária exige muito empenho. Coisa, que segundo ele, Maria Caroline Campos de Matos, sua funcionária, tem de sobra. “Organização, dedicação e bom atendimento aos clientes são os diferenciais do trabalho da Carol na clínica”, diz. E para dar conta dessa rotina, agendar consultas e organizar os exames, o maior desafio da profissão para Maria Caroline é passar as orientações e detalhes antes dos atendimentos, a partir do que ela ouve de cada um dos donos dos pacientes do Dr. Daniel, que é considerado por ela uma pessoa muito acolhedora e que está sempre disposto a ensinar e compartilhar de seus conhecimentos. “É um grande prazer ser secretária, pois  além da rotina administrativa, recepciono não só pessoas, mas também os animais. Me encanta ouvir suas histórias contadas pelos seus donos” – finaliza.

Deixamos aqui registrada a nossa admiração por estas dedicadas e responsáveis profissionais. Parabéns!

Q DE QUINELATO - OFICIAL - PNG

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *