Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /var/www/html/app/webroot/news/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/html/app/webroot/news/wp-includes/plugin.php on line 579
Barco 1 (1) (002)

Embarque nesta onda de amor!

Cerca de 50 mil atendimentos  já realizados para a população mais carente que margeia o Rio Amazonas. Conheça o Barco/Navio Hospital Papa Francisco!

“É muita emoção ver sorrisos naqueles que não tem nenhum acesso ao atendimento em saúde bucal e a alegria com a nossa chegada”, conta a cirurgiã dentista Yeda Maria Vieira que atende voluntariamente ribeirinhos a beira do Rio Amazonas, no Pará, que vivem em regiões em condições precárias de saúde.
É ali que atua um dos projetos da Missão Amor que Cura, iniciativa da Associação Lar São Francisco de Assis, situada em Jaci, interior de São Paulo. Quem navega naquelas águas, avista de longe o Barco/Navio Hospital “Papa Francisco”, que se configura em uma unidade hospitalar fluvial e  tem por objetivo proporcionar atendimentos, exames e prevenção para cerca de 700 mil pessoas. “Mesmo com tantos desafios estruturais, as consultas são de qualidade e milhares de pessoas já foram assistidas e tiveram suas dores sanadas de forma gratuita por profissionais voluntários, que abdicaram de tudo para doação integral a esse Projeto”, explica a dentista Marielle de Paula Mauricio que, junto ao Frei Afonso Lambertini, trabalha no local. “A odontologia nunca foi para mim uma simples profissão, mas uma vocação que me trouxe a percepção de que através de minha vida e conhecimento poderia levar alívio ao sofrimento e saúde as pessoas”, conta.

Para realizar os procedimentos de maneira segura e obter resultados satisfatórios, é necessário contar com materiais de qualidade e em quantidade adequada. Por isso, em 2019 e 2020, a Quinelato atuou como parceira deste Projeto. “Através do instrumental que ganhamos, pudemos proporcionar melhor qualidade em nossos atendimentos e melhor qualidade de vida àquela população. Com o consultório odontológico completo, temos condições para realizar avaliação clínica preventiva e curativa de maneira eficaz”, diz Marielle.

Marielle

Barco/Navio Hospital “Papa Francisco”

Nascido da provocação do Papa Francisco ao frei Francisco Belotti, da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, ainda em 2013, o barco é a concretização do projeto assumido pelos frades, que prestaram auxílio a dois hospitais que precisavam de ajuda no território da diocese de Óbidos, no Pará. Após atender ao chamado de missão na Amazônia feito pelo Papa Francisco, os frades puderam conhecer a realidade e pensaram em como levar mais saúde aos ribeirinhos, com o apoio de dom Bernardo Bahlmann, bispo de Óbidos.

Barco 1 (2) (002) Barco 1 (3) (002)
Inaugurado em julho de 2019, oficialmente, a embarcação cruza as águas do Rio Amazonas desde setembro do ano passado, com os primeiros atendimentos realizados em Óbidos (PA) e Belém (PA). De lá para cá já foram realizados quase 50 mil atendimentos, distribuídos em municípios que margeiam o Rio Amazonas (Alenquer, Almerim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa).

Com 32 metros de comprimento, a embarcação conta com até 23 profissionais da área da saúde, com capacidade para até 30 tripulantes. Abriga salas para serviços médicos de raio-x, mamógrafo, ecocardiograma, teste ergométrico, sala cirúrgica, laboratório de análises, farmácia, sala de vacinação, consultórios médicos, consultório oftalmológico e odontológico, e ainda, leitos de internação. A Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada auxilia também no atendimento hospitalar.

Yeda 1

Yeda

Barco/ Navio Hospital é um dos Projetos desenvolvidos pela Missão Amor que Cura

A Missão Amor que Cura é uma das atividades missionárias da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus e desde a sua fundação, em 2015, leva esperança a milhares de adultos e crianças em situação de extrema pobreza e de vulnerabilidade social. A Missão desenvolve atividades de saúde e assistência, atividades de evangelização, distribuição de doações, atividades recreativas com as crianças, entre outras, através de voluntários com diferentes profissões e culturas unidos por um mesmo ideal: fazer o bem para aqueles que, em meio a tantas injustiças e desigualdades, tornaram-se invisíveis para a sociedade.

Início da Missão

A primeira Missão Amor que Cura foi iniciada no ano de 2015, quando Frei Paulo Batista, membro da Fraternidade e Diretor Administrativo do Hospital São Francisco de Assis na Providência de Deus no Rio de Janeiro, faz uma visita ao Aterro Sanitário do Jardim Gramacho em Duque de Caxias (RJ), pois percebeu a grande necessidade e a falta de assistência e saúde que os moradores da localidade tinham. Reuniu alguns colaboradores e voluntários do Hospital e fez a proposta de fazerem uma visita no local e levarem algumas doações.

Frei Afonso 2

O trabalho da Associação Lar São Francisco de Assis

Responsável pela Missão, a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus é uma entidade filantrópica cristã, fundada em 1985 na cidade de Jaci SP, que desenvolve atividades de assistência e saúde em diversos estados brasileiros e também fora do Brasil. São mais de 70 obras assistenciais, dentre os quais inúmeros Hospitais, Comunidades Terapêuticas, Albergues e Casas de Acolhimento. A Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, por sua vez, é uma comunidade religiosa vinculada a Igreja Católica Apostólica Romana que gerencia juntamente com leigos a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus.

Fotos cedidas pelos integrantes do Barco/Navio Hospital “Papa Francisco”

Quinelato SOCIAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *