Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /var/www/html/app/webroot/news/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/html/app/webroot/news/wp-includes/plugin.php on line 579

HUWC comemora o milésimo Transplante Renal

Divisão de Imprensa e Marketing – DIM – HU Walter Cantídio / CE
Transplante realizado na manhã do dia 31/08/2012. (Foto: Hospital Universitário Walter Cantídio/CE)

O Hospital Universitário Walter Cantídio alcançou na madrugada do dia 31 de agosto, a marca de 1000 transplantes renais realizados. O milésimo procedimento vem ao encontro das comemorações do Centro de Pesquisas em Doenças Hepato Renais do Ceará (CEPHRECE), que em agosto festejou 36 anos de atuação no HUWC.

O receptor do órgão tem 29 anos é do sexo masculino e, além do novo rim, recebeu também um novo pâncreas em procedimentos realizados um após o outro, durando cerca de 7 horas. Há 1 ano e 3 meses se submetia a sessões de hemodiálise e agora, finalmente foi transplantado. “Essa é a minha oportunidade de me livrar desse tratamento, os meus rins e minha visão já estavam afetados.  A minha expectativa é grande”, afirma, minutos antes do início da cirurgia.

Para Dr. Ailson Gurgel, cirurgião que realizou o transplante, o momento significou a realização de sua vida, o que o faz lembrar do início em 1977, quando ainda era recém-formado. Diante das dificuldades do passado, ver hoje o milésimo transplante acontecer significa muito. O urologista e cirurgião esteve presente no primeiro transplante renal como estudante de medicina da UFC e agora como chefe da equipe cirúrgica realizou o milésimo procedimento. Ao ser questionado sobre o que espera daqui pra frente, diz de pronto: “gostaria muito de fazer também o transplante de número 2000”, diz.

Conforme dados do Ministério da Saúde, o Ceará atualmente é o 4° colocado em número de transplantes de órgãos no país, ficando atrás apenas de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De acordo com nota da Secretaria de Saúde do Estado, em 2011 foram realizados 1.295 transplantes de órgãos e tecidos e a meta para este ano é superar 1.800.

De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), o Hospital Universitário Walter Cantídio realizou em 2011, 258 transplantes sendo 94 renais, 126 hepáticos, 19 de medula óssea, 18 de córnea e 1 de pâncreas, superando assim os 208 procedimentos realizados em 2010. Até o final deste ano, as expectativas são positivas.

A nefrologista e chefe do Serviço de Transplante Renal do HUWC, Paula Camurça Fernandes, ressalta a relevância dessa conquista para toda a equipe, e afirma que é realizado um trabalho de grande valor. “Nossa missão é levar esperança aos portadores de insuficiência renal crônica, reintegrar o indivíduo à sociedade, através da realização do transplante renal, que fornecerá uma melhor qualidade de vida àqueles que recebem um rim”.

Acrescenta ainda que muitos pacientes voltam a trabalhar, estudar, reconstroem suas vidas, suas relações familiares e sociais e inclusive têm filhos após o transplante. Ressalta que a equipe multidisciplinar é motivada, especializada e vence desafios no dia-a-dia. “Temos muito a comemorar, uma trajetória de muito sucesso criada em um dos Estados mais carentes do nosso país. O milésimo transplante é importante, porque é um marco na História dos Transplantes do HUWC”, conclui.

Para mais informações:
http://www.huwc.ufc.br/noticias.php?acao=exibir&id=1234

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *