DIVERSIDADE CULTURAL | A festa de Dia de Los Muertos no México é cheia de beleza e diversão

logo-dia-de-los-muertosAs diferenças culturais entre os países podem transformar a visão sobre muitas coisas, inclusive datas comemorativas.
Se no Brasil, o dia 2 de novembro é significado de lembranças, tristezas e saudades, no México é o dia de uma das festas mais animadas do país. Celebrado com músicas, fantasias, apresentações teatrais, alegria e algumas caveirinhas bem simpáticas. As tais Caveiras Mexicanas, cuja imagem a Quinelato se inspirou e vestiu seu símbolo com aquelas lindas e coloridas estampas, fortes características destas imagens. Conhecido como Dia de Los Muertos, a comemoração tem origem indígena, antecedendo a chegada dos colonizadores espanhóis ao México. Começa no dia 31 de outubro (junto cdia_de_los_muertos_new_mexico_2013_seth_nodelman_margigold_parade-36om o Halloween) e termina coincidindo com as celebrações católicas do Dia de Todos os Santos (01/11) e Finados (02/11).dia-de-los-muertos
É uma grande festa em que, segundo os mexicanos, os mortos vêm visitar seus parentes pois têm permissão divina para isso. As pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, preparam as comidas preferidas dos que já partiram, vestem roupas com esqueletos e se fantasiam de Morte. A festividade mexicana foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.


caveira5

A CAVEIRA MEXICANA
Estilizada, colorida e decorada com desenhos de flores, a Caveira Mexicana simboliza a vida, sendo uma espécie de homenagem àqueles que amamos e já se foram. Dizem que os Maias, Incas e Astecas guardavam o crânio de seus ancestrais, considerando-o um troféu, uma lembrança boa da pessoa falecida. Em muitas culturas, a caveira é associada à morte. Neste caso, é uma celebração à vida e está presente em todos os dias da festa em forma de pulseiras, doces, máscaras e outros objetos. A Quinelato faz homenagem a esta festa tão linda e culturalmente tão importante!

Publicado em Atualidades. Tags ,